4000-1894

Responsabilidades Ecorede

No atual cenário de rápidas mudanças tecnológicas, sociais, políticas e ambientais, faz-se urgente que os empreendimentos atuem para além dessa expectativa. Respeitando o fato que nossos consumidores valorizam produtos e serviços que afetem o mínimo possível o meio ambiente e a sociedade. Zelamos por sempre promover a responsabilidade socioambiental Mas como isso acontece na prática? Aplicando na EcoRede, a politica de recrutamento responsável e zelar pela saúde de seus colaboradores está entre estas prioridades. Além disso, adaptar-se às mudanças de mercado, promovendo o bem-estar dos funcionários, também é importante. Por fim, reduzir ao máximo o impacto ambiental em toda a sua cadeia produtiva é importante para a EcoRede que promove a Responsabilidade Social. Considerando, ainda, que ela está em um ambiente com o qual interage constantemente, é preciso analisar a responsabilidade socioambiental com o público externo. Dessa maneira, a EcoRede estabelece relacionamentos saudáveis com a comunidade, parceiros comerciais, fornecedores e consumidores. Por fim, desenvolverá um plano de Responsabilidade Social que englobe direitos humanos e formas para minimizar os problemas ambientais globais para os quais a empresa contribui.

Responsabilidade Social

As demandas para uma sociedade e meio ambiente mais equilibrados são muitas. Especialmente em um cenário complexo e com exigências variadas, as ações para beneficiá-los podem tomar diversas frentes. É dessa maneira que decidimos implementar os três tipos de responsabilidade sociais na EcoRede: 

RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA DA ECORED

Direitos Humanos: gerar um compromisso permanente com o cumprimento dos direitos humanos.

RESPONSABILIDADE SOCIAIS EXTERNA DA ECOREDE

Agora, vamos pontuar os principais elementos da dimensão externa da responsabilidade social na EcoRede:

Responsabilidade Social Corporativa

A RSC representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico. Para isso, a EcoRede promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade. No geral, cria estratégias e ações diretamente relacionadas ao nosso ambiente de negócios. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) Desse modo, pensar e elaborar estratégias e ações de RS é uma necessidade para a EcoRede não apenas se manter competitiva no mercado. Mas para cumprir papéis importantes na sociedade e nossa organização Mencionamos cinco ações que receberam destaque por parte de nossos clientes, funcionários e parceiros

Responsabilidade Social para Empresas

 Até aqui, vimos que a EcoRede segue a prática realizada por organizações a fim de trazer benefícios sociais e ambientais para sua comunidade interna e externa. Atualmente, as empresas que têm políticas socioambientais ganham destaque entre os consumidores – que, como já dissemos, estão cada vez mais exigentes.

 

 1. INVESTIMENTOS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR Existem obrigações legais que toda empresa deve acompanhar sobre saúde e segurança do colaborador. Mas, ao promover ações de forma voluntária, que proporcionem um ambiente mais seguro para o trabalhador, a organização está colocando em prática a responsabilidade social. O investimento na saúde e na segurança dos nossos trabalhadores é uma das nossas grandes preocupações. Não poupamos recursos para instalar os mais modernos e avançados sistemas existentes no mundo, para prevenir acidentes e preservar a saúde e a segurança dos nossos funcionários. Dessa forma, promover um local mais seguro e com profissionais com melhores condições de saúde é uma ação de RS que reflete na qualidade de vida dos funcionários. Além disso, com menos interrupções por causa de doenças e acidentes, a organização consegue manter mais elevados os seus níveis de produtividade. 

 

2. INTEGRAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA COMUNIDADE As empresas estão inseridas em comunidades, sendo uma parte importante delas ao gerar empregos e fonte de renda. Mas sua atuação não deve parar por aí. Organizações que buscam um relacionamento mais próximo com o público podem elaborar ações de integração. Uma forma de gerar benefícios se dá através de iniciativas que contemplem educação, saúde e cultura, EcoRede 

 

3. RECRUTAMENTO RESPONSÁVEL Os consumidores buscam empresas que os representem. Para isso, estão atentos ao corpo de funcionários que constituem as marcas. É assim que a diversidade tem se tornado um elemento importante na hora da contratação para EcoRede. Equipes compostas por minorias étnicas, trabalhadores mais idosos, mulheres, desempregados de longa duração e pessoas em situação de desvantagem no mercado de trabalho são algumas ações de responsabilidade social, em alguns postos de trabalho da EcoRede 

 

4. REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA ATIVIDADE EMPRESARIAL “Pensar globalmente, agir localmente.” É com essa frase que as organizações vêm colocando em prática ações socioambientais. Com mudanças e atitudes aparentemente simples, as empresas conseguem reduzir seu impacto ambiental. Assim, desde diminuir o consumo de água, papel e energia elétrica, até enxugar a matériaprima da produção, pode ter efeito positivo para o meio ambiente. 

 

5. PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL Como parte importante da comunidade em que está instalada, a empresa deve ir além da obtenção do lucro e da obrigatoriedade legal. Pode, dessa forma, detectar carências na localidade e elaborar estratégias para supri-las. Projetos de desenvolvimento local e inclusão social, erradicando a fome e a miséria, estão na pauta. “Acreditamos que uma boa empresa deve dar exemplo de engajamento social e preocupação com as necessidades mais prementes dos cidadãos, cuidar para que sejamos exemplos perante o empresariado.

 

” 6. APOIO A CAUSAS SOCIAIS Além de elaborar planos que tenham como público os colaboradores e a comunidade local, a empresa pode ampliar sua área de atuação. Dessa forma, a EcoRede vai atrás de causas maiores e que sejam de interesse de toda a sociedade, como saúde, educação, preservação do meio ambiente e outros.